Opção de Nacionalidade Brasileira
A opção de nacionalidade, ou opção pela nacionalidade brasileira, é disciplinada no Art. 12 – I “c”, segunda parte da Constituição Federal de 1988.
Em linhas gerais, o brasileiro nato, filho de pai ou mãe brasileiro, nascido no exterior que não tenha registrado seu nascimento na repartição consular competente, e venha a residir no Brasil poderá optar, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade pela nacionalidade brasileira.
É importante destacar que o processo de opção de nacionalidade se aplica aos brasileiros natos, não sendo a via adequada para aqueles nacionais de outros países que desejam obter a nacionalidade brasileira. Esses deverão observar o que a legislação dispõe acerca do procedimento de naturalização, buscando dentre as modalidades existentes a que se enquadra a sua situação fática. Para saber mais sobre o procedimento para naturalização recomendamos a leitura do artigo disponível em: https://www.lucianacardoso.adv.br/requisitos-para-obtencao-da-nacionalidade-brasileira/
O processo de opção de nacionalidade tramitará na Justiça Federal na jurisdição correspondente ao domicílio do interessado e deverá ser instruído com a documentação exigida.
Por fim, o brasileiro que se encontre na situação acima deve ter atenção quando do ingresso no Brasil. É que a depender da sua nacionalidade poderá lhe ser exigido visto para entrada. Portanto, é fundamental que o cidadão que se encontre nessa situação verifique previamente se a exigência ou não de visto, bem como sobre os demais requisitos de ingresso exigidos pelas autoridades que realizam o controle migratório em aeroportos, fronteiras e portos.
Fique à vontade para entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.
DEIXE SEU COMENTÁRIO